09 maio

ELEIÇÕES PARA MEMBROS DA CPA – UNIFASS

A CPA – Comissão Própria de Avaliação foi criada pela lei 10.861, de 14 de abril de 2004 que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.  Por força dessa lei, a Faculdade Social Sul Americana/ UNIFASS também tem a sua CPA.  A Comissão é autônoma em relação à Diretoria da Instituição, dos Conselhos e demais órgãos colegiados, e está passando por um processo de renovação e  fortalecimento.

A CPA exerce um papel significativo no sistema de autoavaliação da Faculdade porquanto tem atribuições legais de condução dos processos avaliativos internos da Instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo MEC Sob coordenação do Prof José Carlos Sampaio, está ocorrendo neste mês de abril as eleições para a nomeação dos novos membros que irão compor a CPA.

Técnico-Administrativos: Em reunião realizada no dia 17 de abril com a Coordenação da CPA os funcionários da Instituição ouviram uma apresentação sobre a CPA, as suas funções e a legislação que a instituiu.

Em seguida, procedeu-se a eleição dos membros representantes do corpo técnico-administrativo na Comissão, tendo sido eleitos: como titulares – Bartira Brandão Bastos, Maria Gabriela das Neves Gil Braz e Daniela Borges da Silva; como suplentes – Jussiara Pereira Gomes e Carla Nascimento Sales.

Professores : a eleição do corpo docente foi realizada no período de 18 a 24 de abril. Foram eleitos – do Curso de Administração: Amadeu Soares, Lícia Magalhães e Viviane Fernandes; do Curso de Direito: Peter Barros, Adriana Aureliano e Dulce Anne Feitosa; do Curso de Engenharia da Produção: Amadeu Soares, Aydil Franco, Lícia Magalhães e Suzane Maranduba.

Dentre os eleitos, por curso, um será membro titular e um outro membro suplente.

Corpo Discente e Sociedade Civil – Cada Curso terá um discente titular e outro suplente na representação da CPA, sendo indicado pelos seus pares. Espera-se que até 10 de maio tenham-se os eleitos como representantes dos alunos e da sociedade civil organizada.

Ainda neste mês de maio será dada a posse aos novos membros da CPA que forem designados, conforme as eleições rfealizadas. O mandato dos novos componentes será para o ciclo avaliativo 2018-2020.

CONTATE CONTATE A CPA:
cpa@fass cpa@fass-edu.com.br

Share this
09 maio

XX Encontro de Engenharia de Produção da FASS

É com imensa satisfação que a Coordenação de Engenharia convida a comunidade acadêmica para o XX Encontro de Engenharia de Produção da FASS que ocorrerá nos dias 24 e 25 de maio de 2018.

Em sua décima edição, o Encontro de Engenharia de Produção da Faculdade Social Sul Americana/UNIFASS traz como principal objetivo a disseminação do conhecimento e integração entre os alunos internos e externos, seja em meio acadêmico ou profissional.

Para este ano, foi escolhido o tema “Engenharia de Produção e Criatividade: novas tendências” visando ampliar a gama de saberes dos engenheiros, principalmente por conta da situação atual do pais.

Demonstrar aos alunos e profissionais que existem diversas áreas onde o Engenheiro pode ser inserido.

Participe e contribua para o desenvolvimento da Engenharia de Produção.

Mais informações pelo link:

https://www.even3.com.br/xencengprodfass

Share this
02 maio

Visita Técnica ao TRE

Com objetivo de aproximar os estagiários do Curso de Direito com a prática, o Professor de Prática Cível Ulisses Lopes, realizou com sua turma de alunos,  na data de 23 de abril, uma visita técnica ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.

Durante a visita técnica os alunos tiveram oportunidade de conhecer o museu da justiça eleitoral e logo em seguida participaram de uma palestra na Escola Superior da Justiça Eleitoral com o ilustre professor Jaime Barreiros Neto, que é analista  Judiciário do TRE – BA, e  que com brilhantismo esclareceu o funcionamento da justiça eleitoral.

Por fim os alunos, acompanhados do Prof Ulisses, participaram de uma sessão do TRE onde foram apreciados recursos da justiça eleitoral.

Share this
13 abr

DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA NA UNIFASS

Os alunos do Curso de Administração, sob orientação do Prof Cláudio Figueiredo Rocha, estarão realizando orientações para a declaração do Imposto de Renda de 2018, nos dias 14 e 28 de abril, das 8hs às 13 hs, na FASS – Faculdade Social Sul Amerciana – Lauro de Freitas.

O atendimento é gratuito e aberto à toda sociedade.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA IRPF 2018

RENDIMENTOS

Informes de Rendimentos de instituições financeiras, inclusive corretora de valores;

Informes de Rendimentos de Salários, Pró Labore, Distribuição de Lucros, aposentadoria, pensões, etc;

Informes de Rendimentos de aluguéis móveis e imóveis recebidos etc.;

Informações e documentos de outras rendas percebidas no exercício de 2017, tais como doações, heranças, dentre outras;

Livro Caixa e DARF de Carnê-Leão;

Informes de Rendimentos de participações de programas fiscais (Nota Fiscal Paulista, Nota Fiscal Paulistana, dentre outros).

BENS E DIREITOS

Documentos comprobatórios da venda e venda de bens e direitos ocorridos em 2017.

DÍVIDAS E ÔNUS

Documentos comprobatórios da aquisição de dívidas e ônus no ano de 2017.

RENDAS VARIÁVEIS

Controle de compra e venda de ações, inclusive com a apuração mensal de imposto (indispensável para o cálculo do Imposto de Renda sobre Renda Variável);

DARF de Renda Variável.

PAGAMENTOS E DEDUÇÕES EFETUADAS

Recibos de Pagamentos de Plano de Saúde (com CNPJ da empresa emissora);

Despesas médicas e odontológicas em geral (com CNPJ da empresa emissora);

Comprovantes de despesas com educação (com CNPJ da empresa emissora, com a indicação do aluno);

Comprovante de pagamento de previdência social e privada (com CNPJ da empresa emissora);

Recibos de doações efetuadas;

Recibos de empregada doméstica (apenas uma), contendo número NIT;

Recibos de pagamentos efetuados a prestadores de serviços.

SEPARAR TAMBÉM INFORMAÇÕES GERAIS

Nome, CPF*, grau de parentesco e data de nascimento dos dependentes;

Endereços atualizados;

Cópia completa da última Declaração de Imposto de Renda Pessoas Física entregue;

Dados da conta para restituição ou débitos das cotas de imposto apurado, caso haja;

Atividade profissional exercida atualmente.

Obs.: *Dependentes a partir de 8 anos será obrigatório informar o CPF.

Share this
10 mar

Evento em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher a UNIFASS- Lauro de Freitas, realizou no dia 08 de março de 2018 uma palestra sobre “A Mulher no Mundo do Trabalho” tendo como palestrante a advogada, Presidente da Comissão de Direitos Coletivos e Difusos da OAB/BA e professora da ESA – Escola Superior de Advocacia, Profa Dervana Coimbra.

A abertura do evento contou com apresentação musical do Coordenador do Curso de Direito e também músico profissional, Prof Cléver Jatobá.

A profa Dervana  inicialmente fez um breve histórico europeu e norte-americano que ensejaram a comemoração internacional. Além disso, falou sobre a influência destas lutas e ações na sociedade atual e, consequentemente, na mulher brasileira.

A profa da UNIFASS Dra. Gabriela Ricciardi ratificou a importância de abrir este debate nos meios acadêmicos, fazendo também algumas considerções sobre as desigualdades sociais que ainda são enfrentadas pelas mulheres.

A Diretora Acadêmica finalizou o evento parabenizando todas professoras e alunas pelo data, e ainda agradecendo pela oportunidade de podermos marcar este dia com um evento tão enriquecedor.

 

PROFA DAIANE ZAPPE VIANA VERONESE
Diretora Acadêmica – Faculdade Social Sul Americana

Share this
07 mar

A Direção Acadêmica convida os representantes de turma para I Reunião do semestre 2018.1,

Caros alunos UNIFASS,

a Direção Acadêmica convida os representantes de turma para I Reunião do semestre 2018.1, que ocorrerá no dia 13 de março às 18 hs na sala 8 do bloco 3.

Caso sua turma ainda não tenha um representante, façam a eleição e escolha um par para lhes representar.

Conto com a participação dos representantes de todas as turmas!

 

Obrigada,

 

PROFA DAIANE ZAPPE VIANA VERONESE
Diretora Acadêmica – Faculdade Social Sul Americana

Share this
01 mar

Inciam dia 01/03 as inscrições para a monitoria de 2018.1.

Com certeza uma grande oportunidade para os nossos alunos aprimorarem os conhecimentos naquelas disciplinas com as quais mais se identifica e ainda contribuir com os colegas, que ainda estão  em processo de formação na cadeira.

O Programa Monitoria é uma atividade de caráter pedagógico de formação do aluno para a docência e/ou pesquisa e de cooperação entre professores e alunos nas atividades básicas da Instituição.

As atividades do monitor serão desenvolvidas na área de auxílio às atividades acadêmicas de acordo com o plano de trabalho do professor/orientador.

São objetivos do Programa Monitoria:

  1. a) propiciar ao aluno-monitor e demais alunos o desenvolvimento de estudos mais aprofundados sobre a disciplina, sob orientação do professor da matéria;
  1. b) despertar o aluno para a docência e pesquisa, visando a formação de pessoal comprometido com a qualidade acadêmica;
  1. c) intensificar e assegurar a cooperação entre alunos e professores em projetos de ensino, pesquisa e extensão;
  1. d) possibilitar aos discentes monitores a agirem como multiplicadores no processo de ensino-aprendizagem;
  1. e) auxiliar o professor na realização de trabalhos práticos e experimentais, na preparação de material didático e em atividades de classe e/ou laboratório;
  1. f) auxiliar os alunos na recuperação das dificuldades de formação.

 

Leia o edital na íntegra,

participe!

O aluno que for monitor receberá certificado de horas complementares de até 60 horas.

 

PROFA DAIANE ZAPPE VIANA VERONESE

Diretora Acadêmica – Faculdade Social Sul Americana

Share this
27 fev

Aula Inaugural 2018.1

No dia 26 de fevereiro de 2018, no auditório da UNIFASS, aconteceu a  Aula Inaugural do semestre 2018.1.

A Diretora Acadêmica fez a abertura do evento e convidou para compor a mesa diretiva o Diretor Administrativo MArcel Kazuo, o coordenador do curso de Administração Prof José Carlos Sampaio, o coordenador do curso de Direito Prof Cléver Jatobá e a coordenadora do curso de Engenharia de Produção Profa Aydil de Jesus franco.

O Diretor deu boas-vindas aos alunos e professores, desejando um ótimo semestre.

Dando início às palestras, o Prof José Carlos, coordenador do curso de  Administração e também da CPA, falou sobre “O que é CPA? “, explicando sobre os sistemas de avaliação externa e interna da IES.

Posteriormente a Profa Aydil Franco apresentou o curso de Engenharia de Produção e falou sobre a importância do curso de graduação para o mercado de trabalho.

Em sequência o prof Cléver Jatobá discorreu sobre os ótimos resultados que o curso de Direito tem nas provas da OAB, lembrando que já teve turma com 100% de aprovação na OAB, enaltecendo o trabalho do corpo docente, que é extremamente qualificado.

A bibliotecária Bartira Bastos apresentou a nova biblioteca virtual adquirida pela UNIFASS, a “Minha Biblioteca” , que conta com mais de 8000 títulos para pesquisa dos nossos alunos.

“Minha Biblioteca” é um consórcio formado pelas quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil – Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva – que oferece às instituições de ensino superior uma plataforma prática e inovadora para acesso a um conteúdo técnico e científico de qualidade pela internet.

Através da plataforma Minha Biblioteca, estudantes terão acesso rápido e fácil a milhares de títulos acadêmicos entre as principais publicações de diversas áreas. Com certeza uma mudança para melhor, que atende perfeitamente nossos cursos.

Após a Profa Bartira expôs o projeto “Livros com Asas” que já está acontecendo no hall de entrada da IES. O projeto deseja promover a troca de livros usados entre os participantes da Comunidade UNIFASS. Seu principal objetivo é oferecer um espaço acolhedor para que todos que possuam acervo sem uso possam doar, sabendo que será oferecido para outros componentes da própria comunidade UNIFASS, bem como todos se sintam à vontade para retirar material bibliográfico doado, sem custo, estimulando assim a reutilização de livros e o hábito da leitura.

A profa Bartira apresentou por fim o Guia de Trabalhos Acadêmicos, elaborado em conjunto com os professores de metodologia e TCCs dos três cursos. Este guia unifica todas as orientações metodológicos para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos, o que facilita a vida dos nossos alunos, pois em um só documento ele pode tirar todas suas dúvidas sobre ABNT e demais templates para realização de trabalhos.

Encerrando nossa aula Inaugural com chave de ouro, tivemos a honra de ouvir Nando Borges. Nando é músico e compositor e vem desde o início dos anos 80, passando por bandas nos mais diversos estilos. Acumula Troféus importantes, como o Troféu Caymmi, Troféu da Revista Exclusiva, Placa de Ouro (SBT) e ainda o primeiro lugar no I Festival para Escolha da Música Tema Oficial do Carnaval de Salvador, realizado em 1994 pela Coordenação do Carnaval e Prefeitura Municipal.

Nando abrilhantou nosso evento, cumprindo nosso propósito inicial, que é de acolher nossos alunos com muito carinho e respeito.

Bom semestre para todos!!!

Profa Daiane Zappe

Diretora Acadêmica

Share this
01 fev

I Jornada Pedagógica UNIFASS

I Jornada Pedagógica UNIFASS

Aconteceu nos dias 25 e 25 de janeiro a I Jornada Pedagógica da Faculdade Social Sul Americana de Lauro de Freitas.

A abertura foi realizada pela Diretora Acadêmica Profa Daiane Zappe Viana Veronese.

Logo após ocorreu uma palestra com a Profa Ana Cristina Andrade, com a temática ” RESPONSABILIDADE DO EDUCADOR NA FORMAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DO

FUTURO PROFISSIONAL” –   A Paixão de Ensinar X A Emoção de Aprender, uma palestra altamente motivacional, com dinâmicas e muito direcionado a quem exerce a felicidade de ensinar.

Encerrando o primeiro dia de capacitação dos nossos docentes, a profa Suzane Maranduba realizou uma explanação “Desafios do Ensino Superior: A interdisciplinaridade na prática.

Já no dia 26, deu-se início aos trabalhos com a Profa Bartira Bastos, que apresentou o “Manual de trabalhos Científicos” da UNIFASS, falando ainda sobre “A importância da Metodologia Científica  a elaboração dos trabalhos acadêmicos”.

O Diretor Administrativo Profa Marcel Kazuo deu seguimento à Jornada falando sobre as perspectivas do Ensino Superior.

Por fim, os professores reuniram-se com a coordenação respectiva do seu curso, para tratar do planejamento acadêmico do semestre.

 

A Jornada Pedagógica foi elogiada pelos docentes, que tiveram a oportunidade de crescimento profissional, e ainda momentos de reflexão e aprendizado.

Este evento marca o início do semestre 2018.1, bom semestre a todos!

 

PROFA DAIANE ZAPPE VIANA VERONESE

Diretora Acadêmica – Faculdade Social Sul Americana

Share this
28 jan

UNIFASS conta com Núcleo de Atendimento Psicopedagógico

A Faculdade Social Sul Americana, buscando sempre o melhor atendimento

e acompanhamento de dimensões psicopedagógicas e social aos discentes,

docentes e corpo administrativo da IES, visando a promoção e apoio de

atividades através de diversas ações que visem facilitar o

desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, vem apresentar o seu

Núcleo de Apoio Psicopedagógico.

 

O serviço de apoio oferecido pelo núcleo de atendimento psicopedagógico,

a fim de solidificar a missão e visão da IES, atua junto aos discentes,

docentes e corpo técnico-administrativo da instituição, tendo sempre

como foco a humanização e acolhimento do ser humano, fortalecendo as

relações humanas que implicam o processo de ensino- aprendizagem.

 

A psicóloga Adriana Mesquita está desde o semestre passado realizando

este atendimento na FASS, promovendo assim, suporte psicopedagógico para

nossos discentes, docentes e demais colaboradores, tendo como foco

principal minimizar os problemas provenientes do processo de

aprendizagem, dos distúrbios comportamentais e/ou emocionais e das

relações intrapessoais e interpessoais que interferem no pleno

desenvolvimento acadêmico, e ainda visa proporcionar estratégias de

enfrentamento pessoais e institucionais, através de uma escuta clínica

qualificada e cooperar com orientações psicopedagógicas oferecendo

suporte às práticas acadêmicas aos discentes, docentes e corpo técnico

administrativo.

 

Este núcleo vem como um diferencial, pois auxilia e promove a integração

e inclusão no ambiente acadêmico, além de oferecer suporte

psicopedagógico ao aluno que busca ajuda para seus conflitos e

dificuldades nos seus estudos e no seu desenvolvimento acadêmico através

de atendimento individualizado.

 

Para maiores informações, procure a coordenação do seu curso.

PROFA DAIANE ZAPPE VIANA VERONESE

Diretora Acadêmica – Faculdade Social Sul Americana

Share this