Professor José Carlos Chagas Sampaio

A CPA – Comissão Própria de Avaliação foi criada pela lei 10.861, de 14 de abril de 2004 que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.  Por força dessa lei, a Faculdade Apoio/ UNIFASS também tem a sua CPA.  A Comissão é autônoma em relação à Diretoria da Instituição, dos Conselhos e demais órgãos colegiados.

A CPA exerce um papel significativo no sistema de autoavaliação da Faculdade porquanto tem atribuições legais de condução dos processos avaliativos internos da Instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo MEC. Através das ações de avaliação exercidas pela CPA busca-se o aprimoramento da qualidade dos trabalhos internos e da educação superior oferecida pela Faculdade Apoio, identificando-se as forças, potencialidades e fragilidades do seu processo educacional e de gestão. A CPA divulga para a comunidade acadêmica as análises dos resultados do processo de autoavaliação institucional e das avaliações externas.  Anualmente a CPA elabora um Relatório das atividades desenvolvidas no período, com o resultado das avaliações procedidas, análises, reflexões e proposições para subsidiar planejamento e ações da Instituição.   O Relatório é encaminhado ao MEC, à Direção da Faculdade e à Mantenedora da Instituição. Os relatórios, assim como o Projeto de Autoavaliação da Faculdade Apoio, ficam à disposição dos interessados para conhecimento do seu conteúdo, como instrumentos de gestão e de ações acadêmico-administrativas de melhoria institucional. A Biblioteca da Instituição dispõe de exemplares para consulta.

É assegurada a representação na CPA de todos os segmentos da comunidade acadêmica – estudantes, professores e funcionários – e da sociedade civil organizada.  Todos são beneficiários diretos dos resultados da autoavaliação. Assim, devem ter uma participação ativa nos trabalhos avaliativos, nos debates e discussões, pessoalmente, ou através de seus representantes, contribuindo, dessa forma, com a implantação de ações que visem à melhoria permanente de nossa Faculdade e da qualidade do seu ensino e de sua gestão.