PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS

4.1. Planos de ensino
Estes documentos são entregues pelos professores de cada disciplina, no início de cada semestre letivo, onde é especificado o conteúdo programático, a bibliografia básica, a metodologia a ser adotada e os critérios de avaliação. Guarde-os com cuidado, pois eles lhe serão úteis durante o seu curso e posteriormente. Caso o professor não os entregue em sala, comunique ao seu coordenador.

 

4.2. Alteração de dados do aluno

4.2.1. Mudança de endereço

Mantenha sempre seu endereço atualizado, mesmo após a conclusão do seu Curso, para que possamos informá-lo sobre as atividades desenvolvidas aqui e sobre lançamentos de novos Cursos de Extensão e de Pós-Graduação, além de avisos pertinentes e ou alterações no Calendário Acadêmico e outros.

 

4.2.2. Mudança de nome

Havendo alteração no seu nome, por casamento ou por sentença judicial, informe imediatamente à Secretaria Acadêmica/NAA através de requerimento, anexando o respectivo comprovante legal que gerou o pedido.

 

4.3. Solicitações diversas

Solicite-as na Secretaria Acadêmica/NAA. O prazo mínimo de resposta/entrega do seu pedido é de 48 (quarenta e oito) horas desde que a documentação esteja completa e sua solicitação clara. Faça este procedimento sempre com antecedência! Não esqueça de deixar um número telefônico para contato.

 

4.4. Atividade de conclusão de curso

Verifique, na matriz curricular do seu Curso, o(s) tipo(s) de atividade(s) necessária(s) para a sua conclusão ou interaja com a sua Coordenação de Curso observando o horário de atendimento das mesmas.

 

4.4.1. Estágio supervisionado

Atividade de prática profissional exercida em situações reais de trabalho. Para esclarecê-lo, e orientá-lo em questões de Estágio Supervisionado, você conta com o Coordenador do seu Curso e com o NAA, que estarão à sua disposição em horários específicos.

 

4.4.2. Projeto de Conclusão de Curso e/ou Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo

É obrigatório para a conclusão do curso, com normas específicas para cada curso. Caso seja detectado e/ou comprovado plágio, o aluno será reprovado na disciplina e poderá ser também avaliado pelo Conselho da Faculdade, podendo ter penas, chegando até mesmo à expulsão.

Para as disciplinas “Estágio Supervisionado” e/ou “Projeto de Conclusão de Curso” e/ou “Trabalho de Conclusão de Curso” não há prova final e/ou curso de férias e nem Estudo Dirigido.

 

4.4.3. Atividades complementares

São atividades de caráter obrigatório que visam valorizar a formação diversificada do aluno.

Estas atividades são normatizadas nos projetos pedagógicos de cada curso.

 

Tais atividades têm a finalidade de enriquecer o processo ensino-aprendizagem, privilegiando atividades de complementação da formação social, humana e profissional, atividades de cunho comunitário e de interesse coletivo e atividades de assistência acadêmica e de iniciação científica e tecnológica.

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4.5 Colação de Grau

 

4.5.1

4.5.1 O que é colação de grau?

A Colação de Grau é a principal Cerimônia Oficial da Instituição. É um ato oficial, de caráter obrigatório, público e solene, conforme o nosso Regimento Interno.

4.5.2 Tipos de colação de grau SOLENE:

É realizada com veste talar, na presença de paraninfo, patrono, homenageados e orador, em local escolhido pelos formandos e data agendada conforme calendário de formaturas. INSTITUCIONAL/GERAL: Cerimônia que acontece em local, data e horário definido pela Faculdade Apoio – UNIFASS, sem a presença de patronos , paraninfos, homenageados e orador com formandos de todos os cursos. Destinada aos formandos que não farão Colação de Grau Solene SIMPLES: É a colação de grau que ocorre mediante requerimento do aluno, de forma justificada nos casos de: ·Viagem a trabalho; ·Doenças; ·Aprovados em concurso público com posse anterior a data de colação de grau Institucional. O concluinte deve requerer, de forma justificada, a colação de grau e o mesmo será conferido em ato simples, na presença de dois professores, em local e data determinados pelo Diretor da Faculdade.

4.5.3 Quais os pré-requisitos para participar da colação de grau?

Ter concluído a carga horária do curso, incluindo atividades complementares; Estar regularizado financeiramente; E sem pendências na biblioteca.

4.5.4 O que é comissão de formatura?

Grupo eleito pela turma para representá-la perante a Instituição. O número de componentes depende do tamanho da turma. Estrutura sugerida: Presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretário e 1º e 2º tesoureiro.

4.5.5 Atribuições da Comissão:

Realizar reuniões com os formandos para definir e informar detalhes da Formatura; Contratar empresas organizadoras de formaturas e mantê-las informadas dos procedimentos de formaturas; Enviar a Ata de Eleição da Comissão de Formatura para Coordenação de Curso, Secretaria Acadêmica, informando todos os detalhes de local, horário, paraninfo, patrono além de enviar a arte final do convite para autorização de confecção. As comissões deverão encaminhar a Faculdade convites após a sua finalização para arquivo e divulgação para professores;

Convidar Paraninfo e Patrono; Assumir compromissos e cumprir as normas estabelecidas pela Faculdade para que tudo ocorra bem. OBS: As reuniões não poderão acontecer em horário de aula.

4.5.6 Qual o período para agendamento das formaturas?

As datas de formaturas deverão ser agendadas com a Secretaria Acadêmica, através dos e-mails: rita.santiago@faculdadeapoio.com.br Concluintes do primeiro semestre as datas serão de 20 de agosto até 15 de outubro e os concluintes do segundo semestre de 17 de janeiro até 30 de março. OBS: As formaturas só poderão ser agendadas em dias de quinta a sábado, evitando dias de feriados e finais de semana prolongados.

4.5.7 Quando será a colação de grau geral?

 

A data da Colação de Grau Institucional/Geral será estipulada pela Secretaria Acadêmica e é divulgada no Calendário Acadêmico. O traje é esporte fino, não sendo permitido o uso de mini saias, mini blusas chinelos, bermudas e camisetas.

4.5.8 Convite de formatura
O convite deverá ser enviado a Secretaria Acadêmica, antes da impressão, para ser revisado.

4.5.9 O convite deverá ter a seguinte estrutura:

Nome completo da Faculdade:

Faculdade Apoio -UNIFASS
– Nome das Autoridades e Homenageados presentes Diretoria Geral Diretoria Acadêmica Secretária Acadêmica Coordenador do Curso Paraninfo Patrono Homenageados Orador Requerimentista Juramentista Após a confecção enviar para: Diretoria Acadêmica, Secretaria Acadêmica, Coordenação do Curso, Paraninfo, Patrono e Homenageados.

4.5.10 Para colar grau o formando precisa estar regular no Enade?

Não. O registro da participação do aluno no ENADE é feito no Histórico Escolar, impedindo apenas que ele receba o diploma.

4.5.11 Como solicito o diploma?

 

O formando deve se dirigir ao NAA – Núcleo de Atendimento ao Aluno para solicitar o Diploma. O mesmo só poderá ser solicitado após a colação de grau.

Documentos necessários ( cópia autenticada): RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, Título de Eleitor, Certificado Militar ou Carteira de Reservista, Histórico Escolar do Ensino Médio com Certificado de Conclusão; NAA – Núcleo de Atendimento ao Aluno Tel: 71 33793357 Horário de Atendimento: 14h00 às 21h00 (segunda à sexta)

08h00 às 12h00 aos sábados

4.6. Chamada e compensação de faltas

4.6.1. Chamada
A chamada é obrigatória por Lei, inclusive nas aulas de reposição. Você deverá estar presente a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas ministradas, em cada disciplina, caso não aconteça será automaticamente reprovado por faltas, não podendo mais ser avaliado nem submeter-se a exame final. Isto é válido também para as disciplinas de Conclusão de Curso, tais como Projetos ou Monografias. De acordo com a Legislação, não é possível, abonar, anular ou eliminar faltas.

 

4.6.2. Compensação de faltas
É possível compensar faltas apenas em casos especiais definidos na Legislação (Decreto-Lei 1044 de 21/10/69) como por exemplo, doenças infecto-contagiosas, serviço militar e licença de gestação. A legislação não considera, para fins de compensação de faltas, a participação em eventos, ausências causadas por greve de ônibus, trabalho, estágios e outros fatos similares. No caso de problema de saúde, apresentar o Laudo Médico (com o número do CID – Código Internacional de Doenças, carimbo e assinatura do médico e o período de afastamento), no prazo máximo de até 72 (setenta e duas) horas, após a manifestação da doença.

 

4.7. Desistência abandono de curso

 

4.7.1. Caracterização
O aluno que não renova sua matrícula (abandona), ou não volta a se matricular após o período máximo de trancamento.

 

4.7.2. Reingresso

 

O abandono de curso acarreta a perda da vaga, só havendo a possibilidade de retorno se:

Houver vaga;

A solicitação da reabertura de matrícula for realizada conforme prazo estipulado no Calendário Acadêmico aprovado pelo Conselho Deliberativo.

 

4.8. Aproveitamento de estudos/ dispensa de disciplina

 

A dispensa será concedida quando a disciplina cursada e aprovada na Instituição de origem apresentar equivalência de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) do conteúdo exigido e apresentar equivalência de carga horária, apenas para as disciplinas da série em que o aluno esteja matriculado.

 

4.8.1 Situações em que você pode solicitar dispensa:

 

Se você ingressou através de processo seletivo/vestibular, deverá requerer a dispensa de disciplinas no prazo estabelecido no Calendário Acadêmico da Faculdade, apresentando, junto com o pedido, os seguintes documentos expedidos pela Instituição de origem:

Histórico Escolar do curso superior, contendo carga horária e resultado final de avaliação de todas as disciplinas cursadas;

Programas das disciplinas cursadas e aprovadas, autenticadas;

Comprovante de credenciamento da Instituição de origem junto ao Ministério da Educação – MEC e de autorização/reconhecimento do Curso.

Se você ingressou na Faculdade, através de transferência ou matrícula especial, deverá solicitar o aproveitamento das disciplinas, apresentando os documentos acima especificados e de acordo com a indicação da Coordenação de Curso.

O aluno deverá freqüentar regularmente as aulas da disciplina até que seja divulgado oficialmente o resultado do seu pedido.

 

4.9. Matrícula

 

4.9.1. Matrícula e Calendário Acadêmico

 

4.9.1 A matrícula é o ato formal de seu ingresso no Curso:

A matrícula é o ato formal de seu ingresso no Curso e de vinculação à Faculdade constituindo-se vínculo contratual de natureza bilateral, gerando direitos e deveres entre as partes e a aceitação pelo matriculado, das disposições contidas no Regimento da Instituição e nas normas aprovadas pela Diretoria Geral. O regime adotado é o seriado semestral. No regime seriado semestral, este procedimento será feito duas vezes a cada ano.

O período de matrícula é previsto no Calendário Acadêmico. Mantenha-se atento à data de sua matrícula, uma vez que a sua realização fora do prazo estabelecido no Calendário Acadêmico, não garantirá sua vaga. A perda do prazo, também, poderá acarretar dificuldades ou até impossibilidade de renovação de sua matrícula e investimentos.

 

4.9.2 Procedimentos de matrícula

É realizada no período previsto pelo Calendário Acadêmico. Nesse período, o aluno deve renovar o seu contrato no setor financeiro, fazendo a matrícula financeira, regularizando todas as pendências de ordem financeira caso existam, como:

Estar em débito com a Biblioteca.

Estar em débito com o pagamento das parcelas.

 

ATENÇÃO!

Os alunos que possuem PROUNI devem observar os murais da Faculdade e site para saberem os períodos para aditamento. Os que possuem 50 % (bolsas parciais),alunos sindicalizados devem apresentar documentos comprobatórios de regularidade farão matrícula regularmente. Alunos de FIES também obedecerão ao normas e prazos estabelecidos pelo programa.

4.9.3 Situação de matrícula

1)Matrícula para quem não tem disciplinas pendentes podem

cursar todas as disciplinas do semestre.

2)Matrícula para quem tem disciplinas pendentes ou reprovadas devem

cursar as disciplinas reprovadas e/ou pendentes e novas referente ao semestre em curso desde que não ultrapasse a quantidade máxima de disciplina por semestre de acordo com o seu curso.

 

4.9.4 Documentação da matrícula

Ao efetivar a matrícula para o próximo semestre letivo, você receberá além do Comprovante de Matrícula e do Calendário Acadêmico, o Histórico Escolar do semestre letivo anterior e o Manual do Aluno.

 

4.9.5 Matrícula por procuração

Se você não puder comparecer para efetivar pessoalmente sua matrícula, poderá fazê-la, dentro dos prazos previstos, por seu representante, munido da devida procuração e de cópia do seu documento de identidade. Esta matrícula terá o mesmo efeito que a matrícula realizada pelo próprio aluno, o qual estará obrigado a cumpri-la em tudo o que dela decorrer.

 

4.9.6 Matrícula e regularidade financeira e documental

Para efetivar sua matrícula, você deverá estar com o pagamento das parcelas do semestre letivo anterior quitados, situação regular com a Biblioteca além de estar com sua documentação completa e atualizada.

 

4.9.7 Cancelamento de matrícula

Solicite, quando necessário, através de requerimento. Após o deferimento do pedido de cancelamento, você encerra o seu vínculo com a Instituição, só podendo retornar aos estudos através de um novo processo seletivo.

 

4.10. Segunda chamada

Se você não puder comparecer às provas, por motivo de doença ou outros impedimentos legais, terá um prazo de até 72 horas após a sua realização para solicitá-la, apresentando o respectivo comprovante do motivo legal que gerou o pedido. No caso de doença, apresente atestado médico com indicação do CID (Código Internacional de Doenças), período de afastamento, carimbo e assinatura do médico.

 

O seu pedido será examinado e, se confirmado o direito, o professor será informado de que deverá realizar a segunda chamada.

 

4.10.1. Motivos legais que dão direito à segunda chamada

Os motivos legais que dão direito à realização de segunda chamada serão considerados se os eventos abaixo mencionados coincidirem com a data de realização da avaliação:

casamento do aluno: até 3 dias imediatamente posteriores ao evento;

morte de parente próximo: até 2 dias após a ocorrência;

nascimento de filho: se coincidir com o dia do nascimento;

serviço militar: no dia e hora marcados para apresentação.

 

4.10.2. Impossibilidade de segunda chamada

O não comparecimento à avaliação do trabalho de grupo, mesmo quando justificado, não dá direito à segunda chamada. Bem como o não comparecimento à prova de segunda chamada não dá direito de solicitar nova oportunidade, mantendo-se assim, a nota zero relativa a esta avaliação.

Não há segunda chamada para exames finais.

 

4.11. Curso de férias

O curso de férias objetiva proporcionar a correção de disciplinas e alunos que estão fora dos semestres. O aluno só pode se matricular, no máximo, em 2 (duas) disciplinas no Curso de Férias.

As turmas do Curso de Férias deverão ter, no mínimo, 10 (dez) alunos.

O Curso de Férias tem as mesmas características do período normal em termo de programa, carga horária, intensidade, modalidade de aula e avaliação. Caso não se forme turma com o número mínimo de 10 (dez) alunos e os interessados queiram realizar o curso, será rateado o valor cheio pelo número de alunos matriculados na disciplina.

 

4.12. Trancamento de matrícula

4.12.1. Condições e época de trancamento

O trancamento da matrícula é concedido ao aluno regular do curso por no máximo 4 semestres caso você tenha necessidade de interromper temporariamente seus estudos. Nestas condições você continua como aluno da Faculdade, com direito à renovação da matrícula, de acordo com as determinações do Regimento Interno e do Currículo em vigor na época do seu retorno. Se você pretende trancar a matrícula, deverá estar atento ao Calendário Acadêmico para saber o período em que deverá fazê-lo e também o de solicitar o seu retorno (renovação de matrícula).

 

4.12.2. Prazo de trancamento

O prazo máximo para trancamento é de 4 (quatro) semestres letivos consecutivos ou alternados, incluindo o semestre em que houve a concessão do pedido.

Não é permitido o trancamento em disciplinas isoladas.

De acordo com o Art 58 do Regimento Interno o aluno ao reingressar no curso após o período de trancamento, deverá enquadrar-se na estrutura curricular do curso em vigor ( além de arcar com o ônus da defasagem da estrutura curricular e horários do mesmo).

 

4.13. Transferência

4.13.1. Para outra Instituição de Ensino Superior

Você deverá solicitá-la através de requerimento na Secretaria Acadêmica/NAA. Para que o pedido seja deferido e seja encaminhada a Guia de Transferência, é necessário que você esteja em situação regular com a Faculdade e apresente no ato atestado de vaga da instituição de destino, original.

 

4.13.2. Entre cursos na Faculdade

Você poderá solicitar, através de requerimento, na Secretaria Acadêmica/NAA , e será analisado pelo(a) Coordenador(a) do Curso solicitado.